quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Trazendo à memória - 23 anos

Texto publicado no Jornal de Piracicaba (Suplemento especial dos ''110 anos do Colégio Piracicabano) em 15 de setembro de 1991

No Colégio Piracicabano renova-se o

compromisso educacional metodista


            Em plena monarquia e sob regime escravagista, a missionária Miss Martha Watts, em 13 de setembro de 1881, fundou o Colégio Piracicabano, inspirado em ideais democráticos e libertadores. Inicialmente, esteve voltado à educação feminina, numa época de extrema discriminação da mulher. Sua proposta educacional, de início, causou impacto na sociedade tradicional e conservadora, mas o Colégio passou a funcionar com uma única aluna, num prédio alugado pela Igreja Metodista na Rua São José. Entretanto, em pouco tempo, o tipo de educação adotado despertou o interesse da comunidade piracicabana e região. Mais tarde, passou a ser procurado por alunos de outros estados vizinhos.
            O fator de sobrevivência do Colégio Piracicabano é, sem dúvida, sua proposta pedagógica diferenciada, inovadora e fundamentada nos princípios libertadores. Sobreviveu a várias mudanças de formas de governo, de regimes políticos, atravessou crises internas e dois conflitos mundiais. As várias crises econômico-financeiras da última década afetaram a estrutura do Colégio, mas seus ideais e a missão que se propôs realizar foram mais fortes e resistiram a todos os percalços, e ele se mantém com o mesmo vigor outrora.
           Dessa forma, estes 110 anos de existência fazem parte da história educacional brasileira, pela sua significativa participação na formação de milhares de cidadãos úteis à Pátria. Sua confessionalidade religiosa sempre lhe permitiu promover a educação de crianças e jovens dentro dos princípios cristãos e nunca a serviço dos interesses de pessoas ou grupos. Assim, às vezes, aplaudindo as boas iniciativas, ora denunciando as ações opressoras, o Colégio Piracicabano parte para o século XXI com os mesmos ideais que inspiram sua criação no século passado. Seu lema “Ide e ensinai” tem mantido acesa a tocha de seu símbolo por todo esse tempo, alimentada sempre pelo idealismo de seus dirigentes.
Nos dias que correm, ao comemorar a grata efeméride, temos a consciência de que o Colégio Piracicabano tem cumprido seu papel no caminho do saber, no preparo da inteligência e na formação do cidadão. Apesar de todas as adversidades impostas pela atual conjuntura econômico social do país, o Colégio tem encontrado forças para remover os entraves e continuar executando a missão que se propôs. E a faustosa data de hoje constitui num estímulo para que busquemos com mais ênfase o aperfeiçoamento em memória do passado de realizações do Colégio Piracicabano.
Por isso tudo, dentro do planejamento institucional, temos destacado nosso compromisso com o Colégio que se constitui na base histórica do nosso projeto educacional. Nossa vocação confessional está mais próxima da educação da pré-escola, 1o e 2o graus. Assim, estamos incentivando e apoiando do forma especial, as ações desenvolvidas no Colégio Piracicabano, na linha de sua proposta pedagógica, sem descurar de sua identidade histórica, da melhoria constante das condições de ensino e de suas instalações físicas, reservando-se a área central da Instituição, para futuras ampliações do Colégio.
Esta é uma parcela de nossa história e da sempre renovada proposta educacional que tem norteado a longa existência do Colégio Piracicabano.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Homenagem do CONSUN-UNIMEP a Almir Maia

O professor Almir de Souza Maia foi homenageado no dia 27 de agosto, eu reunião do Conselho Universitário da UNIMEP (CONSUN), com uma Moção de Congratulação pelo recebimento do Prêmio Ken Yamada para Lideranças Notáveis da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas (IAMSCU).
 
A sessão do CONSUN foi realizada na Sala dos Colegiados Superiores, no campus Taquaral. A ela compareceram, além dos membros daquele Colegiado, autoridades da Igreja Metodista, ex-companheiros de trabalho na UNIMEP, professores e alunos. Vários dos presentes usaram a palavra para saudar o homenageado.
 
Reitor Gustavo Alvim, Profª Tereza Beatriz F. Santos
 
Profs. Dorgival Henrique e Benjamim Garcia de Matos
 
Profs. Francisco Baccarin, Luis de Souza Cardoso, Olney Leite
Fontes
Prof. Almir Linhares de Faria, acadêmico Rafael Lacerda, Maestro Er
nst Mahle
Bispo Nelson L. Campos Leite, Prof. Clovis Pinto de Castro.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Trazendo à memória - 20 anos

Hoje estamos lançando uma nova seção no blog, intitulada “Trazendo à memória”.

Este texto de Almir Maia foi publicado no encarte do boletim ACONTECE (nº 173, p.2) e no Jornal de Piracicaba (12-8-1994), a propósito da inauguração do primeiro prédio do Centro Cultural e de Convivência do Campus Taquaral (o segundo prédio, inaugurado em 1998, abriga o Teatro UNIMEP).
 
CENTRO CULTURAL E DE CONVIVÊNCIA:
A concretização de um sonho

  
 
          Estamos no 30º ano de instalação dos primeiros cursos superiores da Instituição, precursores da Universidade Metodista de Piracicaba, reconhecida em 1975 pelo MEC. Têm sido anos de grandes desafios e também de trabalho diuturno dedicado à construção de um projeto educacional que nasceu há 113 anos, por inspiração e sonho da missionária metodista Miss Martha Watts, fundadora, em 1881, do Colégio Piracicabano.
 

segunda-feira, 28 de julho de 2014




A ALAIME (Asociación Latinoamericana de Instituciones Metodistas de Educación) estará realizando seu VIII Congresso Pedagógico no Instituto Crandón, Montevidéo, Uruguai, de 9 a 11 de outubro de 2014.
Tema: DIVERSIDAD, DERECHOS HUMANOS E INCLUSIÓN  SOCIAL - DESAFÍOS PARA LA EDUCACIÓN  METODISTA

Encontro do Setor Sudeste da Associação dos Granberyenses


sexta-feira, 25 de julho de 2014

PIRACICABA, MEMÓRIA E HISTÓRIA - O conjunto arquitetônico da Rua do Porto e seu tombamento


Preservação e identidade

 Há cidades que têm identidades claras, definidas. Piracicaba parece ser assim: é em torno de seu rio que a cidade se expande e mostra seu humor na medida em que ele enche e se esvazia. A partir de suas margens veio o desenvolvimento e floresceram a cultura, a arte, a religiosidade, o respeito ao meio ambiente. Como imaginar Piracicaba sem o Engenho Central, a Rua do Porto, o Largo dos Pescadores e suas histórias, a memória coletiva de seu povo?

Preservar, promover, conservar e proteger. A idéia de patrimônio histórico e cultural é algo relativamente novo na história da humanidade, embora sempre cercada por certa polêmica e vinculada ao exercício da vontade política aliada a questões técnicas.
 

sexta-feira, 20 de junho de 2014

A contribuição metodista às políticas afirmativas no Brasil

Texto escrito em parceria com Beatriz Vicentini, publicado na Revista de Educação do COGEIME, n.40, jan./jun/2012 e no site Observatório da População Negra em fevereiro de 2013
 
Introdução

 O Brasil possui atualmente cerca de 191 milhões de habitantes, sendo considerado a quinta nação mais populosa do planeta. Desses, 49,5% são considerados negros pelas estatísticas governamentais,[1] categoria onde se incluem também os mulatos ou pardos. É o segundo país em população negra do mundo. Entretanto, essa presença étnica marcante não é acompanhada por uma participação econômica e social, tendo se mantido, ao longo de toda a história do país, a marca da discriminação e de condições adversas para sua ascensão social . 

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Ken Yamada apresenta Almir Maia

Apresentação, pelo Dr. Ken Yamada, de Almir Maia, agraciado com o "Prêmio Ken Yamada para Lideranças Notáveis" no dia 27 de maio de 2014 em Hiroshima, Japão.
 

2014 Ken Yamada IAMSCU
Distinguished Leadership Award
Dr. Almir de Souza Maia of Brazil
The Ken Yamada Distinguished Leadership Award was created in 2011 by the lnternational Association of Methodist-related Schools, Colleges, Universities, and Theological Schools (IAMSCU), and the National Association of Schools, Colleges, and Universities of the United Methodist Church (NASCUMC) of the United States of America, in recognition and appreciation of an outstanding educator who has made significant contributions to the Worldwide Methodist Mission in Education.
The IAMSCU Board of Directors unanimously approved the nomination at this 2014 International Conference in Hiroshima, Japan. lt is the highest privilege and honor for me to present The Ken Yamada Distinguished Leadership Award to: Dr. Almir de Souza Maia of Brazil.
His deep commitment, dedication, and involvement in worldwide Methodist Education, and its cause, has manifested throughout his career. What he has done, and his continuing work, is indeed extraordinary. lt is rather difficult for me to share with you an extensive list of his accomplishments not only in Methodist education, but also in State education in Brazil. I can only highlight a few of his significant achievements tonight. First is that Dr. Maia is a member of the IAMSCU founding Governing Board. His long tenure of serving on the Board has made a significant difference in the growth of this association, together with international exchange programs involving students, faculty, administration, and the governing board. IAMSCU was established in 1991 with 100 Methodist schools, colleges, universities, and theological seminaries. The Association has grown to more than 700 institutions in Africa, Asia, Europe, South America, and North America; student enrollment is nearly one million. lt has become the largest Protestant international network in the world.
Dr. Maia's intentional endeavor to create a collaborative network in South America generated tangible results such as high quality and dynamic leadership development. His extensive and intensive research capacity created the IAMSCU History and Archives. I am sure Dr. Maia would appreciate further inquiries about IAMSCU.
ln celebration of the 20th Anniversary of IAMSCU in 2011, Dr. Maia engaged in an extensive research project and presented the first official IAMSCU History and Archives at the 2011 IAMSCU Conference in Washington, D. C.
Second is that Dr. Maia brought together all Methodist educational institutions in South America and established the International Association of Methodist Educational lnstitutions in Latin America. The Association has been functioning superbly well to improve and strengthen its member institutions through mutual support and technical assistance.
Third is that Dr. Maia played a major role in designing and founding the first  higher education institution for Minority AfroBrazilians. He visited Clark-Atlanta University in the United States and understands the missional importance of empowering racial minorities through higher education. His pioneering spirit and determination led to founding the first higher education institution, Zumbi dos Palmares College, in Sao Paulo in 2012. This successful endeavor had a ,major impact for the civic and social lives of minority persons in Brazil and South America. The College facilitates access to higher education to minority persons. When you consider that 30% of the population in Brazil is AfroBrazilian, increasing access to higher education creates opportunities and empowers minorities, which helps the nations to prosper and improve the quality of life.
Dr. Maia, I offer my hearty congratulations on your being the 2014 recipient of the Ken Yamada Distinguished Leadership Award.
President Ted Brown and Executive Secretary Gerald Lord present this award.
Ken Yamada
May 27, 2014

segunda-feira, 9 de junho de 2014

ENTREVISTA PUBLICADA NO JORNAL DE PIRACICABA
8 DE JUNHO DE 2014
Série PERSONA
Jornalista: Daniele Ricci
 
Natural de Pirapetinga, pequena cidade da Zona da Mata de Minas Gerais, Almir de Souza Maia, que atuou como reitor da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) de 1986 a 2002 e permaneceu até 2006 como diretor geral do IEP (Instituto Educacional Piracicabano), acredita que, na caminhada da vida, “somos influenciados e influenciamos pessoas”.  Aos 68 anos de idade, ele afirma ter sentido a alegria de receber inspiração de muita gente.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Almir Maia homenageado no Japão

Ted Brown, Rudkuzo Murapa, Almir Maia, Roger Ireson
Primeiro brasileiro a ser indicado para a homenagem, Almir de Souza Maia, recebeu na noite de ontem, em Hiroshima, no Japão, o prêmio "Ken Yamada Distinguished Leadership Award". 
Criado pela IAMSCU - International Association of Methodist–related Schools, Colleges and  Universities – instituição que congrega instituições de ensino metodistas de 80 países, o prêmio é concedido a cada 4 anos, durante a Conferência Internacional de Educação promovida pela entidade. Seu objetivo é homenagear pessoas que tenham se distinguido como lideranças na área educacional.
No caso de Almir Maia, a intenção foi homenageá-lo pelas “muitas décadas que dedicou à educação metodista”, seja como reitor da Universidade Metodista de Piracicaba, presidente do Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino (COGEIME), como  fundador e presidente da Associação Latino-Americana de Instituições Metodista de Educação (ALAIME) e à própria IAMSCU.  Os responsáveis pela concessão da homenagem destacaram as atividades atuais de Maia no Centro de Documentação e Pesquisa e como membro e presidente do Conselho Editorial da Revista de Educação do COGEIME, além de se destacar como líder nacional de iniciativas para a Escola Dominical no Brasil.

Participam da Conferência no Japão, que tem como tema “Paz, reconciliação e diretos humanos”, mais de 200 pessoas vindas de várias partes do mundo. Durante sessão de seminários, Maia apresentou trabalho sobre a inserção dos negros nas universidades brasileiras e os processos de inclusão que vem sendo desenvolvidos no Brasil nos últimos anos.