quinta-feira, 13 de maio de 2010

Educação Metodista e Formação de Liderança na América Latina

No ano em que a educação metodista completou 135 anos de presença na América Latina foi concluída e apresentada uma pesquisa que teve como objetivo central levantar dados e informações sobre as universidades e instituições de educação superior na América Latina. O trabalho teve o patrocínio da General Board of Higher Education and Ministry – EUA, através do Fundo Global de Educação Metodista, criado em 2004.
O relatório da pesquisa foi apresentado em 24 de abril de 2009 no Seminario Internacional da Asociación Latinoamericana de Instituciones Metodistas de Educación, realizado na Universidade Metodista de São Paulo e no dia 27 de abril no Centro Cultural Martha Watts, no seminário “135 anos de educação metodista na América Latina”, organizado pelo Instituto Educacional Piracicabano.
Segundo o Prof. Almir de Souza Maia, Coordenador da Pesquisa, o trabalho possibilitou um levantamento inédito de dados sobre a educação superior metodista no Continente. A pesquisa mostra que as instituições ligadas à Igreja Metodista oferecem 312 cursos nas mais variadas áreas de formação profissional e conhecimento, sendo 209 na graduação e 103 na pós-graduação. Em 2008 a matrícula total era de 53.813 alunos (50.686 na graduação e 3.127 na pós-graduação) e contava com 2.534 docentes. No último decênio a educação superior metodista cresceu, na América Latina, em média 10% ao ano.
Essas e tantas outras informações estão agora disponíveis no Relatório apresentado em três línguas: português, espanhol e inglês.



Apresentação do relatório em 24 de abril de 2009
Imagens do Seminário "135 anos de Educação Metodista na América Latina 1) Marcos Rocchieti,Ken Yamada, Amós Nascimento, Almir Maia; 2. Bispo Josué Adam Lazier; 3. Almir Maia; 4. André Sathler Guimarães